domingo, 5 de junho de 2011

Educação Musical: idéias e definições

FONTE: http://blog.opovo.com.br/educacao/files/2010/09/musica1.jpg

            A Educação Musical pode assumir diversos significados, conforme o período histórico, os conceitos e valores de cada autor.
            Para a Wikipédia, “Educação musical é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. A educação musical, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece assistematicamente na sociedade, por meio, principalmente, da industria cultural e do folclore e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.”
            Para o Maestro Júlio Medaglia, “o ensino musical na escola e, através dele, o acesso do jovem aos bens culturais, é a solução salvadora, na área da música, para as próximas gerações”. Essa definição ilustra uma forma comum nos dias de hoje, de valorizar a educação musical de atribuir até “poderes quase mágicos” para a educação musical.
            Gainza (1988), considera: “A educação musical deverá tender a desenvolver, mediante diversas atividades e processos musicais, a mais ampla gama de possibilidades humanas, e não apenas a tendência dominante.” Para a autora, a educação  musical também está ligada ao desenvolvimento humano, como parte complementar e estimulação de diversas funções cognitivas, afetivas e sociais.
            Assim, acredito que a Educação Musical tem um propósito social, porém nem mais, nem menos importante do que qualquer outra forma artística, e de desenvolvimento humano, no sentido biopsicossocial.
            A Educação Musical é uma arte, do ponto de vista estético e por trabalhar com o desenvolvimento estético de seus alunos para a música, é uma pedagogia, pois há métodos, técnicas, conceitos e valores educacionais, e pode ser uma ciência, tendo como objeto de estudo o processo ensino-aprendizagem da música, gerando pesquisas e novos métodos e teorias para o enriquecimento da área.

Referências Bibliográficas
GAINZA, V.H. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo, Summus, 1988. p.38

VISCONTI, M; BIAGIONI, M.Z. Guia para Educação e Prática Musical em Escolas. São Paulo, ABEMÚSICA, 2002.

WIKIPÉDIA. Educação Musical. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Educação_musical Acesso em 17 ago.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário